44º Curso de Capacitação Profissional em Pesquisa Clínica - 2026
ATIVIDADE PRESENCIAL – Rio de Janeiro/RJ - aos sábados
R E A L I Z A Ç Ã O
Invitare Academia Brasileira de Ensino e Pesquisa em Saúde® em parceria com a
Fundação Pró-Coração – FUNDACOR
I N T R O D U Ç Ã O
O curso de “Capacitação Profissional em Pesquisa Clínica” é voltado aos profissionais que pretendem ingressar no setor da pesquisa clínica ou, que por já atuarem, precisam de uma base forte para seguir com sua progressão de carreira. O curso possibilita aos alunos acesso a um conteúdo essencial para o setor, além da troca de experiências entre o facilitador e os participantes, ampliando suas redes de relacionamento.
Este curso é realizado pela Invitare há mais de 20 anos, inclusive, algumas turmas deste curso ocorreram na cidade do Rio de Janeiro e agora retornamos ao Rio de Janeiro para realizar este curso em parceria com a FUNDACOR, que muito nos honra pela ética e profissionalismo.
A Fundação Pró-Coração – FUNDACOR é uma instituição sem fins lucrativos com sede no Rio de Janeiro, dedicada à promoção da saúde, educação e pesquisa científica. Com forte atuação na capacitação de profissionais da área da saúde, a FUNDACOR desenvolve projetos de impacto social, fomenta a pesquisa clínica e estabelece parcerias estratégicas com universidades, hospitais e centros de inovação.
Reconhecida por sua infraestrutura e rede de contatos na comunidade científica e médica, a FUNDACOR tem como missão fortalecer o ecossistema de saúde por meio da formação qualificada, da disseminação do conhecimento e do apoio a iniciativas que promovam avanços na medicina baseada em evidências.
D A T A S E H O R Á R I O
- Início: 28 de fevereiro de 2026
- Término: 27 de junho de 2026
- Datas das aulas presenciais: 28/02/26, 28/03/26, 25/04/26, 30/05/26 e 27/06/26;
- Datas das aulas online opcionais: 18 horas de aulas online (quartas-feiras das 18h às 21h), 25/03, 08/04, 22/04, 06/05, 20/05 e 10/06.
- Horário: sábados das 10h às 17h
L O C A L
Auditório da FUNDACOR, na Rua das Laranjeiras, 374 - Rio de Janeiro/RJ
C A R G A H O R Á R I A
35 horas presenciais + 18 horas de aulas a distância
Obs.: para um bom aprendizado, estimamos um período, no mínimo, de três (3) horas/semanais para estudos extrassala (apostila, sites, guias, filmes e legislação).
O B J E T I V O S
- Capacitar profissionais para ingressar no setor da Pesquisa Clínica;
- Orientar sobre os fluxos regulatórios para a condução de pesquisa, de acordo com o preconizado pelas normatizações nacionais e internacionais.;
- Discutir os princípios das “Boas Práticas Clínicas - E6/R3/ICH”, sua origem e as estratégias para aplicar esses princípios nas rotinas dos profissionais de pesquisa clínica;
- Possibilitar uma visão gerencial sobre os trâmites de um projeto de pesquisa, salientando que a gestão de pessoas, o estudo da viabilidade financeira e noções sobre gestão estratégica são fundamentais para o sucesso do projeto;
- Discutir a importância das soft e hard skills no processo seletivo e na empregabilidade quando pensamos no mercado corporativo;
- Facilitar a integração dos participantes em uma rede de relacionamento composta por mais de 10.000 profissionais atuantes em diferentes setores da pesquisa, todos eles alunos ou ex-alunos Invitare.
F O R M A Ç Ã O N E C E S S Á R I A
- Graduandos ou já graduados em Farmácia, Odontologia, Química, Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária, Biomedicina, Biologia, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Educação Física, Administração, Direito ou, ainda áreas relacionadas com a condução e gestão de projetos;
- Técnicos na área da saúde ou da administração.
P Ú B L I C O A L V O
- Aqueles que, pertencendo às várias áreas do conhecimento, pretendem ingressar em setores da pesquisa clínica, tais como:
- Centros de pesquisa;
- Indústrias farmacêuticas, de alimentos, de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, de dispositivos médicos, de produtos de terapia avançada e de produtos veterinários;
- Distribuidores de insumos para a saúde;
- ORPC/CRO;
- ARO;
- SMO;
- TI;
- Laboratórios de Medicina Diagnóstica;
- Serviços de logística e de suporte para pesquisa em geral;
- Jovens egressos de universidades que pretendem ingressar em um mercado ainda crescente e com oportunidades em diferentes cargos, tais como monitores de estudo, coordenadores, investigadores, MSL, CSL, assistentes de pesquisa, gerentes de projetos, gerentes de qualidade e tantos outros nas diferentes instituições;
- Alunos de pós-graduação que pretendem migrar para o setor corporativo, ocupando cargos tais como medical writers, MSL e outros que exige uma base sólida de conhecimento científico;
- Profissionais que precisam consolidar seus conhecimentos após terem iniciado suas atividades sem uma formação específica para o setor da pesquisa clínica.
R E S U L T A D O S E S P E R A D O S
- Ao final da atividade o aluno deve:
- conhecer os diferentes stakeholders envolvidos com a condução de estudos, ampliando as oportunidades para o ingresso no mercado de trabalho ou melhoria de sua empregabilidade;
- ser capaz de participar de diferentes processos seletivos, em suas diferentes etapas, com confiança nos conhecimentos técnicos adquiridos;
- saber elaborar um CV com foco no mercado de trabalho (ambiente corporativo) e nas diferentes posições;
- atender às mudanças globais e estar aberto para as novas oportunidades que o setor da pesquisa clínica oferece;
- desenvolver técnicas para subsidiar sua empregabilidade e progressão de carreira de forma consistente.
Informação é tudo, mas saber o que fazer com ela e como analisar os fatos é o que qualifica um bom profissional!
M E T O D O L O G I A
- Aulas ministradas por profissionais experientes;
- Os alunos receberão uma apostila, com conteúdo teórico abrangente, exercícios e várias referências que complementarão o aprendizado;
- Realização de avaliação ao final da atividade, momento em que se espera que o aluno tenha um desempenho igual ou superior a sete (7);
- Caso o aluno não atinja nota igual ou superior a sete (7) ele receberá uma declaração de participação.
- A avaliação final será realizada no dia 27/06/2026, último dia de aula.
- A avaliação substitutiva será de forma virtual no dia 30/06/2026 às 19h, só para alunos que não puderam realizar a avaliação final em 27/06/2026.
P R O G R A M A
Tópicos abordados:
- PESQUISA CLÍNICA
- Termos e definições
- Os stakeholders da pesquisa clínica
- Fluxo geral para a condução de um estudo clínico
- Metodologia científica
- Tipos de estudos
- PROCESSOS REGULATÓRIOS LOCAIS E INTERNACIONAIS
- ANVISA
- Sistema Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos
- FDA
- EMA
- BOAS PRÁTICAS CLÍNICAS
- ICH (seus principais guias)
- E6/R3
- Documento da Américas
- ESTRUTURAÇÃO E GERENCIAMENTO DE UM CENTRO DE PESQUISA CLÍNICA
- Como estruturar um Centro de Pesquisa
- A gestão de um Centro de Pesquisa como fator de sucesso
- OS DIFERENTES STAKEHOLDERS, SUAS INTER-RELAÇÕES E A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO DESSES TERCEIROS:
- ORPC/CRO
- ARO
- Laboratórios de medicina diagnóstica
- Depósitos
- Logística
- Tradução
- TI
- PESQUISA CLÍNICA NAS DIFERENTES ÁREAS
- Medicamentos
- Alimentos
- Cosméticos
- Dispositivos médicos
- Produtos de terapia avançada
- Produtos derivados de Cannabis
- SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
- FORMAÇÃO E PERFIL DOS PROFISSIONAIS E/OU SETORES ENVOLVIDOS NA PESQUISA CLÍNICA
- Investigador principal
- Assistente de pesquisa
- Coordenador de estudos
- Monitor de estudos
- MSL
- Time de medical affair
- O MERCADO DE TRABALHO E AS PERSPECTIVAS DE CARREIRA NA PESQUISA CLÍNICA
- Remuneração e progressão de carreira
- CONTRATOS, ORÇAMENTOS E LGPD
- PESQUISA CLÍNICA VETERINÁRIA
- VICH e as Boas Práticas Clínicas Veterinárias
C O O R D E N A Ç Ã O G E R A L
Professora Greyce Lousana
Médica Veterinária e Bióloga, responsável pela estruturação e coordenação do 1° centro de pesquisa brasileiro voltado para a condução de ensaios clínicos com foco em registro; fundadora e presidente executiva da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC); Responsável por programas de educação continuada regulares e customizados; Coordenadora do FOCEP (Fórum Permanente dos Comitês de Ética e Profissionais em Pesquisa/Câmara Municipal de São Paulo) e do FECEP (Fórum Estadual de Comitês de Ética e Profissionais em Pesquisa Clínica/ALESP); Presidente da Comissão de Assessoramento de Pesquisa Clínica Veterinária do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo; Membro do Conselho Científico e Tecnológico da ABIHPEC; Conselheira científica da empresa SutureSim Simuladores Cirúrgicos; Auditora líder em auditorias com foco em BPC no setor da saúde humana e animal; Membro do Conselho Consultivo da Frente Parlamentar Mista da Inovação e Tecnologias em Saúde para Doenças Raras (iTec Raras); autora de vários livros no setor da pesquisa clínica; Responsável pela estruturação de dezenas de centros de pesquisa no Brasil e no exterior.
D I F E R E N C I A I S D O C U R S O
- Plantão de dúvidas via chat, e-mail ou telefone de acordo com a disponibilidade do aluno e do professor;
- Aulas online opcionais síncronas em horário reservado para todos os alunos (vide dias previamente definidos);
- Agendamento com a coordenação do curso e/ou com o time científico da Invitare para ações de mentoria;
- Apostila com conteúdo teórico abrangente, exercícios e várias referências que complementam os estudos;
- Grupo de WhatsApp em que ocorrem trocas de informações sobre o setor e vagas disponíveis que chegam até a Invitare;
- Gratuidade ou descontos especiais nas atividades promovidas pela Invitare, durante o primeiro semestre de 2026;
- Gratuidade ou descontos especiais nas atividades promovidas pela SBPPC (Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica), durante o primeiro semestre de 2026;
- Certificado emitido por uma instituição que deu início ao setor educacional com foco na pesquisa clínica, que participa de grupos de trabalho em diferentes esferas do governo municipal, estadual e federal, tem clientes nos mais diferentes setores da pesquisa e, como consequência, se mantém atualizada sobre os futuros desafios técnicos e regulatórios locais e internacionais.
I N V E S T I M E N TO
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Inscrição e pagamento efetuado
até 14 de janeiro de 2026
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R$6.350,00
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Parcelado em até 10 x R$ 635,00 no cartão de crédito
Ou
5 x R$ 1.270,00 no boleto
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Inscrição e pagamento efetuado
até 14 de janeiro de 2026
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R$ 5.850,00
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à vista
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Inscrição e pagamento efetuado
após 14 de janeiro de 2026
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R$ 6.900,00
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Parcelado em até 10 X R$ 690,00 no cartão de crédito
Ou
5 x R$ 1.380,00 no boleto
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Inscrição e pagamento efetuado
após 14 de janeiro de 2026
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R$ 6.350,00
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à vista
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Obs.: para pagamento via PIX, consulte nossa secretaria.
- Fique atento: ao investir em uma atividade que tem como objetivo a formação de um profissional para o ingresso em um mercado de trabalho altamente competitivo. O investimento é diretamente proporcional à competência de seus facilitadores e ao valor que o nome Invitare possui no mercado. Avalie ainda, qual é a remuneração dos profissionais que atuam no mercado de trabalho da pesquisa clínica e a relação investimento versus retorno profissional.
ATENÇÃO: antes de efetuar sua inscrição, leia com atenção todas as informações disponíveis. Se ainda ficar alguma dúvida, faça contato com:
- Secretaria: (11) 5581-1019 / (11) 5071-8352 / (11) 96170-6702 para questões administrativas.
- Profa. Greyce Lousana (11- 99911-5560) para questões técnicas e de progressão de carreira.
Você pode participar de um encontro virtual com a Profa. Greyce Lousana, momento em que ela fará uma apresentação geral da atividade e você poderá tirar suas dúvidas, por exemplo, sobre mercado de trabalho e outras que julgar pertinente.
Preencha o formulário e participe deste encontro virtual que ocorrerá em:
- 12 de janeiro de 2026 às 19h
Após o preenchimento deste formulário você receberá um link para acesso a plataforma Webex.
Nota1: Caso não tenhamos um número mínimo de alunos, a Invitare se reserva o direito de cancelar a atividade, estornando 100% do investimento já realizado pelos inscritos.
Nota2: Caso ocorra desistência do aluno antes do início das aulas, haverá cobrança de 2% sobre o valor total do curso, referente à taxa administrativa.
Nota3: Caso ocorra desistência após o início do curso, o aluno deverá pagar o valor referente ao período efetivamente cursado, mais 2% do valor total do curso (taxa administrativa) e mais 10% do valor que resta a pagar, a título de multa, conforme consta em Termo de Aceite assinado na matrícula.