Desenvolvimento Profissional em Pesquisa Clínica – turma IV

Curso à distância - 2020

R E A L I Z A Ç Ã O

Academia Brasileira de Ensino e Pesquisa em Saúde®

D A T A S   E  H O R Á R I O

L O C A L

Invitare Pesquisa Clínica - Rua Itaipu, 475 - Saúde - São Paulo/SP

C A R G A   H O R Á R I A

20 horas/aula online

I N T R O D U Ç Ã O

Atendendo a solicitação dos nossos clientes, cada vez mais atentos as necessidades de qualificação como meio para seu crescimento, a Invitare desenvolveu o Curso intitulado “Desenvolvimento Profissional em Pesquisa Clínica”. A coordenação é de responsabilidade da Profa. Greyce Lousana, referência no mercado brasileiro quando o tema é formação profissional em pesquisa clínica. O curso será à distância, possibilitando que todos os interessados possam participar, independente da sua localização geográfica.
Coordenação: Profa. Greyce Lousana

O B J E T I V O S

Possibilitar o acesso a informações do setor da pesquisa clínica que facilitem ao participante ingressar no mercado ou ainda se manter atualizado sobre as constantes mudanças e oportunidades que o setor da pesquisa, desenvolvimento e inovação imprimem.

F O R M A Ç Ã O   N E C E S S Á R I A

P Ú B L I C O   A L V O

Aqueles que pertencendo a várias áreas do conhecimento, pretendem ingressar no setor da pesquisa ou mesmo os que já atuam nesse segmento e entendem que o processo de atualização é cada vez mais importante para a definição de políticas e estratégias técnicas e comerciais.

R E S U L T A D O S   E S P E R A D O S

A atividade visa formar profissionais envolvidos com o seu autodesenvolvimento, capaz de atender às mudanças globais e que estejam abertos para as novas oportunidades que o setor da pesquisa oferece.

M E T O D O L O G I A

Aulas on line que ocorrem em tempo real possibilitando a interação entre os participantes e os facilitadores do curso. Essas aulas podem ser revistas pelo aluno dentro de um prazo previamente definido. Ao final do curso, é obrigatória a presença do aluno em local indicado pela Coordenação do Curso para realização de uma avaliação escrita.
Receberá o certificado, o aluno que participar de, no mínimo, 75% das aulas on line e obtiver desempenho igual ou superior a sete (7.0) na avaliação presencial que será realizada no dia 15 de dezembro de 2019 das 10h às 14h.  Neste dia das 9h às 10h haverá networking com a coordenação e o grupo de participantes do curso.
Está prevista uma avaliação substitutiva para o dia 08 de fevereiro de 2020, sábado, das 9h às 13h, que terá um custo de 20% sobre o valor total do curso.

C O O R D E N A Ç Ã O   G E R A L

Professora Greyce Lousana
Bióloga, Médica Veterinária, Presidente Executiva da SBPPC (Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica), Coordenadora do FOCEP (Fórum Permanente de Comitês de Ética e Profissionais de Pesquisa Clínica da Câmara Municipal de São Paulo), autora de vários livros relacionados com o setor da pesquisa clínica e presidente da Comissão de Animais de Experimentação em Ensino e Pesquisa do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo

C R O N O G R A M A   D A S   A U L A S

TEMAS DAS AULAS

Dia do mês

Horário

Dia da semana

  • Conceitos gerais sobre a condução de Pesquisa Clínica
à definir à definir

à definir

  • Assuntos regulatórios - Sistema CEP/CONEP
à definir à definir

à definir

  • Assuntos regulatórios - ANVISA

à definir

à definir

à definir

  • Boas Práticas Clínicas: conceitos, processo de revisão, impactos para a implementação e atendimento aos requisitos
à definir à definir

à definir

  • Estruturação e Gerenciamento de um Centro de Pesquisa
à definir à definir

à definir

  • Comitês de Ética em Pesquisa: estruturação, manutenção, desafios e perspectivas
à definir à definir

à definir

  • Investigador Principal (PI/IP) e Coordenador de Estudos (CRC): formação e perfil profissional, atribuições, plano de carreira, requisitos para o ingresso no mercado
à definir à definir

à definir

  • Monitor de Estudos (CRA) e MSL: formação e perfil profissional, atribuições, plano de carreira, requisitos para o ingresso no mercado
à definir à definir

à definir

  • A condução de estudos nas diferentes áreas: alimentos, cosméticos, produtos para a saúde, terapia celular, dados de vida real, ciências humanas e sociais
à definir à definir

à definir

  • O desenvolvimento de um Sistema de Gestão da Qualidade
à definir à definir

à definir

  • Inspeções: como preparar um Centro de Pesquisa para atendimento aos requisitos de Boas Práticas Clínicas
à definir à definir

à definir

  • Estudos de iniciativa do investigador; Programas de acesso expandido; Uso compassivo; pós-estudo
à definir à definir

à definir

  • Contratos, orçamentos e seguros em Pesquisa Clínica: como avaliar, negociar e garantir acordos satisfatórios entre os serviços de pesquisa
à definir à definir

à definir

  • Pesquisa Clínica na Saúde Animal: um mercado em expansão, com novos desafios e muitas oportunidades.
à definir à definir

à definir

  • O mercado de trabalho na pesquisa clínica
à definir à definir

à definir

  • Plantão de dúvidas com revisão
à definir à definir

à definir

AVALIAÇÃO FINAL - Presencial, na cidade de São Paulo/SP

à definir à definir

à definir

AVALIAÇÃO SUBSTITUTIVA – Presencial, na cidade de São Paulo/SP

à definir à definir

à definir

 

Obs.1: Para o aluno que não comparecer na avaliação final presencial, poderá realizar a substitutiva, também presencial, havendo um custo adicional de 20% sobre o valor total do curso.

Obs.2: As aulas ocorrem em tempo real, para estimular a participação e fazer com que os alunos interajam com os facilitadores. No caso do aluno não poder comparecer as aulas em tempo real, ele terá no máximo quinze (15) dias para rever a aula que ficará gravada, sem a possibilidade de discussão com os facilitadores.